10 setembro 2006

Pérola ou Vergonha 2 - Adam Curry

Éramos tão pequeninos e afastados do mundo que um apresentador de televisão tinha honras de vedeta.
O projecto TV Europa que a RTP2 transmitia durante as tardes, de segunda a sexta, começava às 16 horas com um programa chamado Countdown. O apresentador era um rapaz louro de nome Adam Curry que rapidamente se transformou em vedeta nacional. Chegou a fazer uma digressão por Portugal só para... dar autógrafos.
Mas a realidade é que só tinhamos 2 canais, a oferta escasseava, todos eramos obrigados a ver o mesmo e... em terra de cegos quem tem olho é rei.
Na altura o que se ouvia na Europa chegava cá enlatado 2 ou 3 meses depois. O Adam apresentava as últimas novidades da Europa, online, o que fazia dele um profeta, um visionário. As músicas que nos mostrava apareciam, como entradas directas, num qualquer top de uma qualquer rádio portuguesa mais de um mês depois de ele já as ter mostrado em "telediscos".
O Adam era, mais ou menos, um Robert Zemeckis que construira uma máquina do tempo e que viajava do futuro para nos contar como era, alguém que nos mostrava músicas como quem diz: "vocês um dia hão-de vir a ouvir isto". E a verdade é que ouviamos.
Como nós também este senhor evoluiu e actualmente é considerado o pai do podcasting, um método de distribuição de ficheiros multimedia, audio e video, para que sejam ouvidos e vistos em aparelhos móveis e em PC's. É verdade, quem diria. Este gajo. O puto loirinho que apresentava o countdown é um dos cérebros do ipod. E vá lá a gente adivinhar.

Sem comentários: