13 setembro 2006

Ambição

A qualificação para a segunda fase da Champions League consegue-se em 3 tempos, ou seja em 9 pontos.
Em termos práticos são 3 vitórias e hoje o Benfica desperdiçou a oportunidade de conseguir completar um terço do caminho.
Poder-se-à dizer que depois das incidências deste turbulento início de época era estratégico para a equipa não perder hoje. Só o futuro o dirá se hoje, em Copenhaga, a falta de ambição fez perder dois pontos ou ganhar um.
Mas a qualquer benfiquista mais do que o resultado desta noite o que realmente custou foi ver uma equipa completamente à deriva dentro de campo. Não há um jogador que consiga fazer um passe curto para a frente. O meio campo esconde-se atrás de uma enervante falta de categoria, ou quiçá de força, para assumir o jogo. E estamos a falar de um meio campo com um campeão europeu, dois vice campeões europeus e o Paulo Jorge. E não adianta dizer que a culpa foi do Paulo Jorge. Só porque é português? O Vítor Paneira era suplente do Vizela quando chegou ao Benfica para ser titular. Deixem jogar o Paulo Jorge.
Talvez tenha faltado aqui um maestro mas acho que faltou mais que isso. Faltou atitude, faltou autoridade, faltou assumir as responsabilidades, faltou assumir o favoritismo, faltou ambição, faltou coragem, faltou liderança. Ou se calhar somos nós que continuamos a achar que somos o melhor clube do mundo.
Lembro-me que o ano passado quando empatámos em Manchester também falámos em falta de ambição e houve quem pedisse a cabeça do treinador, na altura Ronald Koeman. Lembro-me que quando fomos a Paris jogar com o Lille e na equipa titular estavam 8 defesas falámos em falta de ambição e contestámos o treinador, ainda Ronald Koeman. Acabámos por perder em Barcelona e mais uma vez falámos em falta de ambição. Por tudo isto e por estar no clube mais exigente do mundo a tradição joga a seu favor Sr. Engenheiro. Mas que isto não se repita.

6 comentários:

Anónimo disse...

"e por estar no clube mais exigente do mundo"??? Desculpa! O clube mais exigente do mundo é o nosso Benfica?! Não é o Barça, nem o Real, nem o Milan, nem o Inter, nem a Juve, nem o Man Utd, nem o Arsenal, nem o Liverpool, nem o Santos, nem o River Plate, nem o Bayern - é o Benfica?!!! É por não terem noção das realidades que continuam a dar tiros nos pés. É por não terem aprendido a lição do Vale ou das não-sei-quantos-mil boxes, que têm a equipa que têm. É por estas que vão de Vale-em Vilarinho-em Vieira. A equipa mais exigente do mundo?! Poupa-nos, besouro!

Anónimo disse...

Eu não conheço nenhum outro clube que quando dá o pontapé de saída já há gente nas bancadas a protestar porque estão a jogar para trás.

Anónimo disse...

Ah, bom. Então referias-te à massa associativa mais estúpida do mundo?! Isso não só não é novidade como não é discutível. Estou esclarecido. Obrigado.

Anónimo disse...

Gosto da expressão massa associativa.

Anónimo disse...

E boxes é na Formula 1 e na TV Cabo.

Anónimo disse...

Ou kits. Mas isso é mais na farmácia.