18 dezembro 2007

Ai Mouraria.

A calvice é um problema que ataca sobretudo em Portugal. Principalmente aquela calvice que limpa por completo a parte de cima da cabeça. Contudo não impede que continuemos a possuir cabelo nas zonas mais a sul e que, inclusivamente, em alguns exemplares, até permite fazer um rabinho de cavalo.
Mas pior que o problema da calvice é que, hoje em dia, mal a parte superior começa a descapotar e imediatamente vai de rapar tudo. Corremos o risco de, mais dia menos dia, o tão português, cabelinho à Santo António desaparecer do panorama nacional. Essa foi aliás a questão fundamental que impediu o pessoal de Pádua a por as mãos no fogo em como o António era de Pádua e não de Lisboa.
Apesar de todas as biografias o darem como nascido em Pádua aquele cabelinho não engana. Ninguém, no seu perfeito juízo, pode assegurar que o homem não passou por Alfama ou pela Mouraria.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se esta teoria da conspiração, de o Santo António, ter o tal penteadinho à Português típico, por ser de Lisboa vai pegar, mas gostei.
Só que também podem contrapôr essa ideia, alegando que foi ele quem trouxe a moda, cá para os nossos lados, daí ser o tal corte de cabelo: "À Santo António". Não vai ser fácil mas vamos insistir nisso.
Já o facto desse estilo se eclipsar de vez, penso que não será de todo o mais provável..pois vejamos o seguinte: a moda pegou durante muitos anos, mas como as modas também cansam, já começa a ser complicado até mesmo para o povão não se sentir um pouco antiquado e já que não conseguem mudar a cabeça por dentro mudam por fora..., mas as modas voltam sempre não te preocupes..
Por outro lado temos o caso do menino Jesus, que viveu há dois mil anos , mas que como era um homem inteligente, preferiu antes ser gadelhudo, do que seguir o exemplo do seu grande amigo Santo Antoninho, já o Português...não te preocupes, volto a dizer, é isso e o fatinho de treino a passear no Shopping da Vila...

Anónimo disse...

Essa, de ser dos carecas que elas gostam mais...não me convence...nã....

Mas as gajas também não gostam de pelos!!vá-se lá perceber alguma coisa!??

Anónimo disse...

Tens razaõ Besouro, agora quando alguém começa a ficar careca, vai de rapar tudo. O que me faz pensar numa coisa: Gostamos mais delas rapadas ou não? E não stou a falar de cabeças...