20 agosto 2007

Depois do jogo com o Leixões tenho a certeza que seremos campeões

Confesso que nunca fui grande adepto do estilo deste senhor. Mas também acho que ele não é o problema. Pode fazer parte dele mas não encerra em si tudo aquilo que de mau o Benfica vem vivendo ao longo dos anos.
Já vi o Sr. Trapatonni ser campeão e ser assobiado. Mais. Já vi Toni ser campeão e ganhar a Taça e ser despedido.
Este senhor é mais um. Provavelmente não teve capacidade de marketeer para fazer um discurso que colasse e que mobilizasse. Dizer que é "preciso tempo", que "temos que falar no balneário", que "coisas destas não podem acontecer" começou a cansar e o resultado está à vista. No final do jogo com o Leixões este senhor só poderia ter dito "Depois do jogo desta noite não tenho dúvidas que vamos ser campeões". Ele até podia não acreditar mas poria o país a pensar. E se tivesse o azar de ser campeão seria um génio. Olhem o Torres com o "deixem-me sonhar".
Mas será que o problema é ele? O losango a mim também me irrita mas será que o problema é o losango? Acho que não. Uma equipa faz-se de alma. Faz-se de garra. E este senhor de garra e de alma tem muito pouco.
Se eu andar 300 quilómetros para norte vejo um indivíduo patético que também por aqui passou e que é o maior porque fez... o que é que ele fez? Foi eliminado pelo Atlético na Taça de Portugal e a 45 minutos do final do campeonato estava em segundo. Mas pronto, conseguiu ser campeão porque não perdeu na Luz e é, neste momento, o homem do momento. Perdeu uma supertaça mas é o grande candidato ao título. Provavelmente se o Atlético, o de Madrid, tem levado o Quaresma em vez do Simão a história começasse já a escrever-se de outra maneira este fim de semana. E provavelmente Fernando Santos ainda seria treinador do Benfica. Porque estaria lado a lado com o Porto e para a semana seriam líderes.
Mas é triste acreditar que este senhor se vai vai embora porque não conseguiu ter um discurso mobilizador. Foi burrice. Porque não soube dar uns murros na mesa quando foi preciso. Porque não conseguiu reverter perguntas incómodas em perguntas estúpidas. Porque não soube comunicar, porque não soube mobilizar. Até um brasileiro que aqui chega caído do céu consegue fazer disparar a venda de bandeirinhas nas lojas chinesas e você, Fernando, não consegue mobilizar uma nação.
Ó meu caro Fernando Santos. Ser treinador do Benfica é tão fácil. Bastava ter dado uns saltos no banco em cada golo, correr para a bancada erguendo os braços aos adeptos, chamar idiotas aos jornalistas nas conferências de imprensa sempre que lhe perguntarem porque é que o Benfica jogou mal, repetir incessantemente a expressão "somos melhores e por isso vamos ganhar", ter sempre certezas ao invés de repetir sempre as mesmas dúvidas.
Quem não tem espírito para jogar com as emoções não pode ser treinador do Benfica. Meu caro Fernando Santos, acredite que não se vai embora por ser mau treinador. Vai-se embora porque não conseguiu criar empatia com os adeptos. E nestas coisas da empatia quando a coisa dá para o torto corre-se com quem menos reclama.

3 comentários:

Anónimo disse...

Brilhante, besouro! Vê-se que tens a escola toda do terceiro anel. Este vai correr e transpirar das axilas o suficiente para ficar até ao fim da época ou mais. Atrás do cáries e dos Sportings mas fica! Vê se abordas da próxima vez a questão da ética profissional destes gajos. Tens pano para mangas.

Anónimo disse...

Caro Besouro: Podes ter razão em mt coisa mas dizeres q o homem foi despedido por não ser mau treinador e q apenas s vai embora por falta de empatia, penso não corresponder à verdade. Desde q ele é (era) treinador do slb q vocês (e nós) só o criticávamos. Más decisões, falta de pulso no bálneario, inicio de época mal preparada, etc.... O homem nem com o Jardel consegui ser campeão no FCP. É mau..... mt mau. Sortudos. Bendito empate. Em relação à direcção nem faço comentários. É péssimo. Em vez d tentar entalar o Pinto, pense mas é no vosso clube.

Anónimo disse...

E depois do jogo de ontem em Copenhaga deves estar com a certeza qu vão ser campeões europeus. É só necessário que os verde eufémios não encontrem a plantação de alecrim transgénico que usaram ontem para benzer a baliza do Quim!