26 março 2007

Eu avisei. Ele ganhou. O país desmultiplica-se em pretensas justificações para pedir desculpa pelo sucedido. Maldito programa. Maldita RTP. A RTP já pediu desculpa e encomendou uma sondagem ao homem das sondagens do regime, Rui Oliveira e Costa, que, com mil e tal entrevistas telefónicas, concluiu que o vencedor afinal foi o Afonso Henriques. Um democrata, um homem de bem, nada sanguinário, amigo do seu amigo e um patriota. Até bateu na mãe. Mas era uma jóia de moço.
Mas é uma decisão a bem da nação, politicamente correcta, o país volta a ter orgulho no povo que vota, todos ficam contentes, excepto naturalmente os vendedores de móveis da Almirante Reis a quem Afonso Henriques matou e tortuorou os seus antepassados. Mas como os antepassados já cá não estão ninguém se lembra.
Na França ganhou De Gaulle, na Alemanha Adenauer, em Inglaterra Churchill e em Portugal Salazar. Como é que é possível? O facto de ter sido um ditador a ganhar nem foi a questão mais preocupante. Afinal 90% dos finalistas eram ditadores. O que chateou mesmo é que o povo é estúpido. Houve 41% de bestas que votaram neste gajo. É que com povo assim estúpido não vale a pena haver democracia. Ganha o Afonso Henriques e acabou. Não se fala mais nisso.

É chato que a RTP promova e permita que seja eleito o maior português de sempre um homem que aprisionou e torturou quem não concordava com ele. É chato e a RTP devia tomar medidas. Afinal todos os números que votaram em Salazar estão registados. Além disso ainda há gente viva que aparece na mesma RTP testemunhando que foi torturada por ele.

E eu não vejo nenhum torturado pelo Marquês de Pombal, nem pelo Vasco da Gama nem pelo D. João II que venha à RTP contar a sua história. Porque esses eram patriotas e não torturavam ninguém. Já não se pode dizer o mesmo de um Pessoa ou de um Camões ainda hoje torturam muitos estudantes do secundário que são obrigados a ler as suas obras. É que com o Gil Vicente, ao menos, ainda se riam. Nem que fosse com o seu presidente Fiúza.

Mas depois daqueles 4-0 à Bélgica acho mal não ser eleito o Quaresma como o maior português. Será que foi por ser cigano?

1 comentário:

Anónimo disse...

Cito: "É chato e a RTP devia tomar medidas. Afinal todos os números que votaram em Salazar estão registados". Ameaças? Pressões? Denuncias à policia? Hummm. Isto pereçe-me tiques de uma ditadura. Então mas não vivemos numa democracia onde podemos ter liberdade de expressão? Ou este país já desceu ao nivel do Sr.Bush? "Ou estão conosco ou estão contra nós?" Dá que pensar.